quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Unidades de Atendimento são criadas para atender usuários de crack


Unidades de Atendimento são criadas para atender usuários de crack

26 de janeiro de 2012

Cumprindo as ações previstas no Plano Crack, é possível vencer, o Ministério da Saúde publicou no Diário Oficial da União desta quinta-feira (26), a portaria que cria as Unidades de Acolhimento, destinadas às pessoas com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e drogas e que estão em situação de vulnerabilidade social e/ou familiar.
Nestas unidades o paciente acolhido terá o atendimento reforçado por acompanhamento terapêutico e proteção. Os usuários de crack e outras drogas vão ser cuidados, por até seis meses, em regime residencial. O objetivo deste tratamento é manter a estabilidade clínica e o controle da abstinência.
Até 2014 está prevista a criação de mais de 166 centros de atendimento para exclusivo acolhimento infantojuvenil (com idade entre 10 a 18 anos) e mais 400 estabelecimentos para atender o público adulto.
O subcoordenador da Saúde Mental do Ministério da Saúde, Leon Garcia, explica a portaria que institui as Unidades de Acolhimento. Elas fazem parte da Rede de Atenção Psicossocial – responsável por atender Saúde Mental e cuidar dos problemas de dependência de álcool e drogas. Ele também explica a diferença entre unidade de acolhimento, CAPS, comunidade terapêutica e consultórios de rua.


Nenhum comentário:

Postar um comentário