domingo, 8 de janeiro de 2012

"Maconheiros de meia idade tem mentes mais afiadas"


Título de matéria da folha leva ao engano



Por UNIAD -08/01/12

Publicado na página C10 da Folha de São Paulo de 7 de janeiro de 2012, o título da matéria leva ao engano.
A pesquisa poderia acrescentar muito à ciência e à população por confirmar o conhecimento de que a maconha traz prejuízos COGNITIVOS somente a poucos usuários, frisando-se que não foram pesquisadas áreas CONATIVA e AFETIVA onde os danos são mais severos e atingem um grande número de usuários, temporária ou d...efinitivamente.

A divulgação da pesquisa também poderia não causar nenhum dano à população, mas com o título com que foi veiculada certamente trará, pois basta entrar hoje mesmo nos sites de busca que oferecerão centenas de páginas pró-maconha com o mesmo título, tentando propagar isto como verdade absoluta.
Tenha sido a agência Reuters a autora do título ou o jornalista da Folha, o desserviço está feito. Afinal, a matéria sequer confirma o que está no título e, ainda que assim fizesse, o leitor comum mereceria explicações sobre funções superiores corticais para entender que a informação já era conhecida e que os danos mais graves estão nas funções corticais de outras áreas do cérebro.

http://f5.folha.uol.com.br/humanos/1030434-maconheiros-de-meia-idade-tem-mentes-mais-afiadas.shtml

Maconheiros de meia idade têm mentes mais "afiadas" f5.folha.uol.com.br
Um estudo britânico sugere que pessoas na meia idade que usaram ou ainda usam drogas não tiveram o cérebro danificado. A pesquisa foi publicada pelo "American Journal of Epidemiology"...

Nenhum comentário:

Postar um comentário