sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Presidente da Bolívia quer descriminalizar o uso da folha de coca


Morales promete intensificar campanha para descriminalização do uso da coca


Agência Brasil - Renata Giraldi - Repórter da Agência Brasil



Evo Morales, exibe folha de coca em Assembléia da ONU

Brasília –  O presidente da Bolívia, Evo Morales, avisou que em 2012 intensificará sua campanha para descriminalizar o uso da folha de coca na Organização das Nações Unidas (ONU). Ao longo deste ano, vários protestos marcaram a campanha do governo em favor do que Morales chama da cultura indígena. As manifestações foram chamadas de pijcheo e acullico, expressões dos idiomas indígenas da Bolívia.
"Estou convencido de que no próximo ano vamos ganhar a batalha para o reconhecimento internacional do uso tradicional [da coca] na região Andina e na América Latina", disse Morales. "Esses são passos importantes que tomamos para fazer história", acrescentou.
Morales disse ainda que pretende transformar o ato de mastigar a folha de coca, como ocorre entre os povos indígenas da Bolívia, em um costume. Ele citou ainda o exemplo da quinoa que era usada basicamente na comida indiana e passou a ser hábito para muitos ocidentais.
O presidente boliviano lembrou também que a folha da coca é usada em rituais tradicionais dos povos indígenas. Morales disse ainda que a folha tem valores nutricionais e medicinais. Segundo ele, a coca em seu estado natural não é cocaína.

*Com informações da agência pública de notícias da Bolívia, ABI   //   Edição: Lílian Beraldo

Nenhum comentário:

Postar um comentário