sábado, 9 de junho de 2012

Fumaça do cigarro polui mais que a fumaça dos carros


A fumaça do cigarro polui mais do que a produzida por um carro
http://www.greenme.it/vivere

Segundo estudo realizado pelo Instituto do Câncer, em Milão, Itália, o tabaco é uma fonte de emissão de partículas de poluentes mais perigosos que aqueles gerados pela combustão de carros e indústrias. 

Para chegar a essas conclusões, os estudiosos fizeram algumas experiências, utilizando uma pequena cabine em plástico transparente, com um detector capaz de medir o nível de poluição na área. Foi medido o ar da cabine após a combustão do motor de uma Harley Davidson, modelo 883, uma das motocicletas mais poluidoras do mundo, que foi mantida acelerada durante dois minutos. Em outro momento, por igual período de tempo, uma mulher fumou um cigarro no interior da cabine. Resultado: o ar de Milão, já comumente poluído, passou a apresentar concentração de partículas de 250,000 micron por metro cúbico, após os dois minutos de aceleração da moto, e de 700,000 micro por metro cúbico, após o consumo do cigarro.

Do experimento emergem dois fatores importantes: O primeiro mostra que o fumo polui mais que a fumaça dos carros e da indústria, o segundo nos diz que o fumo passivo é um perigo não só em áreas fechadas, mas também ao ar livre. Para isso é preciso criar vários espaços verdes onde o fumo é estritamente proibido. E a mesma coisa deve acontecer na praia. Mas há mais: a fumaça dos cigarros, ao contrário dos carros e indústrias, é filtrada pelos pulmões do fumante e formada pela queima de tabaco e papel, onde você encontra NO2, CO, nicotina, benzopireno, metilglioxal, formaldeído, acetaldeído, acroleína, e doses maciças de partículas.

E se é verdade que o principal ingrediente de cigarros é o tabaco natural, é certo que há muitos produtos químicos extremamente nocivos ao corpo humano em sua composição, incluindo: nicotina, formaldeído, amônia, arsénio, alcatrão, ácido fenilacético, monóxido de carbono, dióxido de carbono, propano, acroleína, cianeto de hidrogénio, acetaldeído, metilglioxal, propanaldeide, acetonitrilo, anilina, piridina, nitrosodimetilamina, nitroso-nor-nicotina, nitrosoanatabina, tolueno, benzopireno, quinolina, cádmio, níquel e zinco.
 Tradução livre: Gilberto Silva                                                                                

Nenhum comentário:

Postar um comentário