quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Cientistas criam bafômetro que identifica câncer

Cientistas criam bafômetro que identifica câncer

IG

EQUIPAMENTO É CAPAZ DE DIAGNOSTICAR CASOS NO PULMÃO E NOS RINS E REDUZ A NECESSIDADE DE EXAMES INVASIVOS E DOLOROSOS


Estados Unidos -  Um estudo conduzido pelo Instituto de Tecnologia de Israel desenvolveu um bafômetro que pode identificar casos de câncer de pulmão e de rim. O modelo seria capaz de detectar se um nódulo no pulmão ou na região renal tem potencial para se transformar em tumor, no futuro.
O aparelho analisou compostos químicos e conseguiu distinguir nódulos malignos dos benignos. Além disso, ele foi capaz de identificar o tipo de tumor e se a doença já estava em estágio avançado.
A técnica representa um grande avanço já que as tomografias feitas hoje são capazes de encontrar um nódulo, mas não de caracterizá-lo. Para isso, os pacientes têm que passar por procedimentos invasivos e dolorosos.
Além de evitar testes agressivos para o corpo, o bafômetro traz m um diagnóstico mais rápido, possibilitando a antecipação do início do tratamento.

No combate ao câncer, quanto mais cedo o tratamento começar, maior a chance de ter sucesso.
Segundo os autores do estudo, os resultados podem ter impacto signficante na redução de investigações desnecessárias e na diminuição no risco de cirurgias. O invento pode também dar mais agilidade à intervenção médica, economizando tempo clínico em exames mais demorados que teriam os mesmos resultados que os do bafômetro.
O aparelho foi testado em 74 pacientes americanos entre março de 2009 e maio 2010. Desde então, esses pacientes foram acompanhados para uma identificação mais precisa dos nódulos. Os que não evoluíram ao longo de dois anos foram considerados benignos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário