sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Chocolate atua como ópio no cérebro

Chocolate faz cérebro produzir 'entorpecente' parecido com o ópio

G1 - Bem Estar
 Estudo nos EUA mostra por que vontade de comer doce é tão irresistível.
Alimento ativa mesma área cerebral em obesos e dependentes químicos.
Os pesquisadores também identificaram que a quantidade de encefalina, uma droga natural secretada pelo cérebro, semelhante à morfina, aumentou quando os ratos começaram a consumir os pedaços de doce. Isso não significa que essa substância faça os bichos comerem mais, apenas que aumentam o desejo e o impulso pelo alimento.

A vontade quase incontrolável de comer chocolate está ligada à produção de uma substância química no cérebro semelhante ao ópio, entorpecente extraído de uma flor chamada papoula, que também é matéria-prima da heroína.
A descoberta foi feita em ratos por um novo estudo da Universidade de Michigan, nos EUA, publicado na revista científica "Current Biology".
Segundo a pesquisadora Alexandra DiFeliceantonio, o cérebro tem sistemas de recompensa por consumo excessivo mais complexos do que se pensava e essa pode ser uma explicação para o atual aumento na ingestão de doces e gorduras pela população mundial.
No trabalho, as cobaias receberam uma droga que ativa uma região no meio do cérebro denominada "estriado", que controla os movimentos e também os hábitos. Depois disso, os animais comeram mais que o dobro de confeitos de chocolate que o normal.

De acordo com Alexandra, a descoberta pode ajudar a entender melhor a compulsão em humanos, pois o estriado é a mesma área cerebral envolvida quando pessoas obesas se deparam com alimentos ou dependentes químicos veem drogas.
A expectativa dos cientistas agora é descobrir o que acontece com a mente quando um indivíduo passa em frente ao seu restaurante de fast food favorito e sente aquela vontade súbita de parar e fazer uma "boquinha".



2 comentários:

  1. Rose, e a coca-cola, cerveja, etc... gostaria de saber o que causa este furor todo por alguns alimentos que eu considero como droga e a coca-cola é a primeira da lista

    ResponderExcluir
  2. Vicente, a cerveja possui álcool é a mesma relação de outra bebida alcoólica, as pessoas acham que não ficam dependentes por beber só cerveja, mas isso não é verdade. Tem muitos alcoolistas que só ingerem cervejas e o efeito é o mesmo que o da bebida destilada, só que se ingere maios quantidade de cerveja do que de pinga, por exemplo,devido ao teor alcoólico serem diferentes. Em relação a coca-cola, não existem dados concretos que deixem claro que exista uma relação de dependência ao consumo. Seja sempre bem vindo ao blog, é um prazer tê-lo aqui.

    ResponderExcluir