segunda-feira, 7 de maio de 2012

O que o ser humano ja nasce sabendo?


Bebês dão pistas sobre as origens do conhecimento





Pesquisadora de Harvard realiza experimentos para descobrir o que o ser humano já nasce sabendo e chega a conclusões impressionantes

Gazeta do Povo - 05/05/2012 | THE NEW YORK TIMES

Sentada numa sala de monitoramento alegre e apinhada no Laboratório de Estudos sobre Desenvolvimento da Universidade de Harvard, Elizabeth S. Spelke, professora de psicologia e uma pesquisadora proeminente da lista de ingredientes básicos sobre os quais se constrói todo o conhecimento humano, lança um olhar cheio de expectativa, enquanto seus alunos preparam uma menina de 8 meses de idade, de cabelo escuro e enrolado e cheia de energia, para a tarefa onerosa de ver desenhos animados.

O objetivo dos pesquisadores, como em meia dúzia de outros projetos semelhantes no laboratório, era explorar o que as crianças pareciam compreender sobre grupos e expectativas sociais.

Cognição
Para Elizabeth Spelke, linguagem humana é “ingrediente secreto”
Mais recentemente, Elizabeth Spelke e outros colegas começaram a identificar algumas das configurações básicas da inteligência social infantil. Katherine D. Kinzler, agora da Universidade de Chicago, e Kristin Shutts, agora da Universidade de Wisconsin, descobriram que bebês com apenas algumas semanas de vida demonstram um gosto evidente por pessoas que usam padrões de fala aos quais os bebês já foram expostos, e isso inclui sotaques regionais, entonação e erres carregados (ou não).

Na orientação dos primeiros aprendizados sociais, o sotaque é mais forte do que a raça. Um bebê americano branco preferiria aceitar comida de um adulto negro falante de inglês do que de um parisiense branco, e uma criança de 5 anos preferiria fazer amizade com uma criança de outra raça que soasse como uma criança local, do que com uma da mesma raça com sotaque estrangeiro.

Elizabeth propôs que a linguagem humana seja o ingrediente secreto, o catalisador cognitivo que permite que nossos módulos numéricos, arquitetônicos e sociais juntem forças, troquem ideias e nos levem a horizontes distantes. “O que é especial sobre a linguagem é seu produtivo poder combinatório”, ela disse. “Podemos usá-la para combinar qualquer coisa com qualquer coisa”.

Ela aponta para o fato de que as crianças começam a integrar o que elas sabem sobre o formato do ambiente, seu senso de direção, com o que sabem sobre os pontos de referência – cognição de objetos – justo na idade em que começam a dominar a linguagem espacial e palavras como “direita” e “esquerda”. Ela reconhece, porém, que suas ideias sobre a linguagem como o consolidador central da inteligência humana ainda não foram provadas e permanecem um objeto de disputa.

Mesmo antes do processo começar, o objeto de pesquisa de quase 6 quilos deixou bastante claro o escopo de seu cérebro social. Ela acompanhava as conversas, encarava quem chegava e queimava nossos olhares adultos com o brilho de seu sorriso. Elizabeth, que veio à sua posição de proeminência por delinear como as crianças aprendem sobre objetos, números e território, balançou a cabeça num gesto de assombro e autoironia.

Elizabeth Spelke, de 62 anos, é alta e magra e divide seu longo cabelo no meio, como uma aluna universitária. Quando fala, ela se inclina para frente e planta os braços nas coxas, com as mãos uma na outra, parecendo, ao mesmo tempo, profundamente envolvida e pronta para partir.

“Quando as pessoas perguntam a Liz, ‘O que você faz?’, ela lhes responde, ‘Eu estudo bebês’”, disse Steven Pinker, colega professor de Harvard e autor de Como a Mente Funciona (Companhia das Letras), entre outros livros. “É engraçadinho, mas ela dá a impressão de que faz pouco caso”.
O que Elizabeth está fazendo mesmo, segundo Pinker, é o que os filósofos Descartes, Kant e Locke tentaram fazer. “Ela está tentando identificar as categorias fundamentais do conhecimento humano’.”

Elizabeth estuda bebês não por eles serem bonitinhos, mas porque são a base de tudo. “Eu sempre fui fascinada por questões de cognição humana e organização da mente humana”, ela disse, “e o porquê de sermos bons com algumas tarefas e ruins com outras”.

Elizabeth é pioneira em utilizar o olhar dos bebês como uma chave para sua mente – isto é, identificar as expectativas inerentes de bebês com até uma semana ou duas de idade, medindo quanto tempo eles encaram uma cena na qual essas assunções são desafiadas ou frustradas. “Mais do que qualquer cientista que eu conheço, Liz combina a perspicácia teórica com um gênio experimental”, disse a colega Susan Carey.

De acordo com o laboratório de Elizabeth Spelke, os bebês em geral sabem, antes de completarem 1 ano de idade, o que é um objeto: uma unidade física distinta, em que todas as partes se movem mais ou menos como uma só e com alguma independência dos outros objetos.

“Se eu esticar a mão e pegar o canto de um livro, eu espero que o resto do livro venha junto, mas não um pedaço da mesa”, disse Phil Kellman, o primeiro aluno de pós-graduação de Elizabeth, agora na Universidade da Califórnia, em Los Angeles.

“O sistema visual vem equipado para dividir uma cena nas unidades funcionais de que nós precisamos para a sobrevivência”, disse Kellman. Se você perguntasse a um bebê se o seu saco com quatro laranjas lhe põe além do limite para o caixa rápido do mercado, ele diria, “Você pega o saco, as partes ficam juntas, logo é um item só, então, entre na fila”.

Os bebês também sabem que os objetos não podem atravessar limites sólidos ou ocupar a mesma posição que outros objetos, e que os objetos em geral viajam pelo espaço numa trajetória contínua. Se você alegasse ter inventado uma teletransportador como o de Jornada nas Estrelas, um bebê não iria acreditar.

O laboratório de Elizabeth descobriu ainda que crianças pequenas não são boas em utilizar pontos de referência ou a decoração para se orientar. Só depois dos 5 ou 6 anos que elas começam a otimizar suas estratégias de busca com pistas como “Ela escondeu meu brinquedo num canto cuja parede à esquerda é vermelha em vez de branca”.

Tradução de Adriano Scandolara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário