quarta-feira, 30 de maio de 2012

Bebida perigosa: Vinho químico ou groselha com etanol


Polícia pede que venda de vinho químico seja denunciada

Substância tem etanol com groselha; outras vezes, leva álcool de limpeza, com corante e adoçante

Renata Reis – Gazeta de Limeira 10/05/2012

A Polícia Civil está atenta com a possível venda de vinho químico - mistura que pode levar até álcool de uso doméstico em grande quantidade - em Limeira. A bebida perigosa tem sido encontrada em grandes eventos em São Paulo, como na Virada Cultural, onde uma jovem morreu por overdose por ter misturado cocaína com vinho químico.

"Pedimos que, se alguém tiver conhecimento da comercialização deste produto, denuncie, para tomarmos as providências necessárias", enfatiza o titular da Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes (Dise), Marciano Martin. O telefone do Disque-Denúncias é o 181. O número da delegacia é o 3444-5716.

Recentemente, a polícia apreendeu uma bebida diferente das normalmente ingeridas, mas não trata-se do chamado vinho químico. O produto está sob análise da Polícia Científica.
O vinho químico mais comum tem etanol com groselha. Outras vezes, leva álcool metílico, desses de limpeza, com corante e adoçante. O teor alcoólico, frequentemente, passa de 90%.

O médico cardiologista e intensivista, Aguinaldo Píspico, coordenador do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), relata que a ingestão deste tipo de bebida, com alto teor alcoólico, pode levar a séria intoxicação com vômito, levando à hepatite, crises convulsivas, forte dor de cabeça, coma e, dependendo da quantidade, até a morte. "É um risco muito grande. Bebidas comuns já podem ser perigodas, dependendo da quantidade ingerida. Agora, estamos falando de álcool de uso industrial, de combustível".

Píspico conta que nos atendimentos feitos pelo Samu, em Limeira, entre 10 e 15 situações envolvem pessoas que exageraram no consumo de bebida alcoólica. Ele explica que, no atendimento de urgência, não é possível identificar que tipo de bebida foi ingerida. 

"Neste momento, nos preocupamos com os primeiros socorros. Há casos que, ao chegar no hospital, são encaminhados diretamente para a UTI [Unidade de Terapia Intensiva]", conta. As chamadas para esse tipo de atendimento começa na quinta-feira até a noite de domingo.

O médico conta que a maioria é jovem, "normalmente quem está na balada". Tanto o médico quanto o delegado pedem que os jovens, inexperientes, tomem muito cuidado com o que vão beber nas festas. "Cuida do seu copo, da sua garrafa, para evitar que outros possam enganá-lo. É preciso sempre verificar a procedência", sugere Martin. O médico ainda alerta que misturas e bebidas com altas doses de álcool podem causar sequelas neurológicas e cegueira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário