quinta-feira, 16 de junho de 2011

Polêmica: Internação involuntária de dependentes pode virar projeto de lei.

Câmara dos Deputados começa a debater internação involuntária de dependentes químicos


Zero Hora
Proposta permite que médicos determinem o tratamento compulsório, medida que hoje é exclusiva da Justiça

 A luta contra o consumo de drogas ganha um componente polêmico a partir desta quarta-feira, quando a Câmara dos Deputados começa a discutir um projeto de lei que prevê a internação involuntária de dependentes.
De autoria do deputado gaúcho Osmar Terra (PMDB), a proposta abre margem para que médicos determinem o tratamento compulsório, prerrogativa que hoje é exclusiva da Justiça.

O texto será votado na Comissão de Seguridade Social e Família. Depois, precisará passar por outras três comissões antes de chegar à análise final em plenário, o que está previsto para ocorrer até o fim do ano. No entanto, a medida já divide opiniões. 

Enquanto juristas apontam inconstitucionalidade no projeto, médicos que atuam com dependentes defendem a necessidade de um tratamento cada vez mais precoce, principalmente no caso de viciados em crack.

De acordo com Terra, a internação prevista na lei teria o aval da família e seria por um prazo médio de 15 dias, período suficiente para a desintoxicação dos usuários. O parlamentar argumenta que, na maioria das vezes, os dependentes só aceitam ajuda médica quando já estão dominados pela droga.

3 comentários:

  1. Não é fácil tomar está decisão mas tenho um irmão o caçula que é usuário de crack a 1 ano ele esta em uma clinica voluntária mas está arranjando desculpa para sair por mais que me doa a decisão prefiro interna lo em uma clinica involuntária se ele voltar não acredito que terei força para resgata lo morro de novo.
    As vezes e melhor proteger deste mundo que está cada vez pior ...

    ResponderExcluir
  2. Veja, se ele ja está internado a um ano necessita agora continuar o tratamento em um ambulatório, diga para ele procurar um CAPS álcool e drogas próximo a residência e um NA ou AA. Por mais medo que vc tenha que ele recaia, vc não poderá obriga-lo a ficar internado o resto da vida. Pense nisso!

    ResponderExcluir