sexta-feira, 24 de junho de 2011

Plano Nacional para o tratamento de dependentes

Fazenda da Paz será referência em plano nacional para dependentes



cidadeverde.com

Foi criada comissão multiministerial que irá elaborar plano nacional para o tratamento de dependentes químicos.A reunião entre a presidenta Dilma Rousseff e representantes de comunidades terapêuticas para o tratamento de dependentes químicos de todo o país, foi considerado um marco para os defensores da causa anti-drogas. No encontro, foi criada uma comissão multiministerial que irá elaborar juntamente com as entidades, um amplo plano nacional para o tratamento de dependentes químicos que terá como exemplo, a Fazenda da Paz, que funciona em Teresina.
Para o coordenador Geral da Fazenda da Paz e representante da Federação Norte e Nordeste de Comunidades Terapêuticas, Célio Luiz Barbosa, o encontro com Dilma foi histórico. “Há 40 anos se buscava um diálogo com as autoridades, mas ninguém queria falar com você. De repente, a presidente nos convoca. Isso rompe paradigmas, modifica conceitos, retira preconceitos”, declara.  
Ele explica que o governo criará um plano que irá atingir a todos os Estados do país e que a equipe de trabalho envolve Ministério da Saúde, Ministério do Desenvolvimento Social, Casa Civil, Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) e Federações de Comunidades Terapêuticas. “Um ponto importantíssimo é que as federações terão o mesmo grau de importância na elaboração do plano. Isso nunca aconteceu antes”, ressalta Célio. Já nesta sexta-feira (24), os ministérios farão uma reunião entre si, e, na próxima semana, toda a frente se encontra novamente.
Entre os pontos a serem contemplados na ação de políticas públicas estão a prevenção, reinserção social, tratamento dos dependentes em todos os níveis, pesquisa e repressão. “Porque não adianta contemplar apenas as comunidades terapêuticas. É preciso fortalecer os programas de Saúde que já existem, como o Caps (Centro de Atenção Psicossocial), consultórios de rua, hospitais de alta complexidade da dependência química”, descreve Célio.  
Ação
Durante a reunião, a presidenta Dilma já encaminhou ao Ministério da Saúde, uma antiga reivindicação das entidades que trabalham com dependentes químicos: a correção do texto que reza sobre estas entidades na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “Várias nomenclaturas da Anvisa nos obrigava a ter um perfil de hospital e impedia de receber recurso. Um simples termo ‘dispensação’  torna obrigatório que tenhamos farmacêutico. São essas coisas que eram uma luta antiga e sempre complicaram a vida das federações terapêuticas”, diz o presidente da Fazenda da Paz.
Também está previsto o financiamento público das entidades, que devem receber R$ 800 para cada homem tratado e R$ 1.200 no caso de mulheres e adolescentes. O financiamento previsto será através do Ministério da Saúde e BNDES.
Outros pontos serão discutidos posteriormente. Segundo Célio, um pequeno plano deve ser elaborado até 30 de julho. Até o final de novembro, o plano nacional deve ser concluído para ser lançado no início do ano que vem.
Célio faz questão de declarar que todo este processo começou ainda no governo Wellington Dias, que integra como senador a Frente Mista de Combate ao Crack; e tem apoio do governador Wilson Martins e de diversos parlamentares, como a deputada federal Iracema Portela, que integra a Comissão Especial de Políticas Públicas de Combate às Drogas na Câmara dos Deputados; a deputada Estadual Rejane Dias;  a Secretária de Saúde Lílian Martins que propiciou o encontro com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
“Temos que falar destas pessoas porque eles estão engajados nisto e fizeram com que o ministro conhecesse a Fazenda da Paz e abraçasse a causa, rompendo paradigmas dentro do próprio Ministério ao ser o primeiro a visitar uma comunidade terapêutica no Piauí”, declarou.

Um comentário:

  1. Engraçado essa CT vai ser referencia em "Tratamento" de D.Q e no tratamento deles não tem profissional de saúde atuando na comunidade (como pode receber recurso da Saúde?) Pelo que sei tem psicologo e assistente social que atuam no dito escritorio deles mais a mesma função de "entrevista" que esses dois profissionais fazem um voluntario tambem faz....Viva as Politicas Publicas Sobre drogas do Brasil Factoides Puros....

    ResponderExcluir