domingo, 3 de abril de 2011

Cocaína misturada pode matar!


·         2 de abril de 2011 | 
·         23h30 | 
·         Tweet este Post
Categoria:Polícia
PLÍNIO DELPHINO (O Estado de São Paulo)

Uma nova mistura feita por criminosos pode tornar a cocaína mortal. Pela primeira vez o Departamento de Investigações Sobre Narcóticos (Denarc) apreendeu uma carga de adrenalina líquida, produzida em laboratório. O material foi recolhido no mês passado em Jacareí na casa de traficantes de drogas e estava junto com um carregamento de cocaína e outros insumos, como lidocaína e ácido bórico, comumente utilizados para batizar o entorpecente.
Uma das hipóteses é a de que a adrenalina seria misturada à cocaína para, na ótica dos traficantes, obter maior lucro. Apesar de usar menos cocaína, a combinação manteria sensações provocadas pela droga, como taquicardia, aumento das pupilas e sudorese. Para especialistas, o usuário teria que injetar a solução na veia. Mas, o risco de enfarte e parada cardiorrespiratória é tão grande que assusta e causa desconfiança nos médicos.
A polícia recolheu cerca de dois litros de adrenalina líquida que seriam distribuídos no mercado negro. Médicos usam até 5 ml para reanimar batimentos do coração de vítimas de parada cardíaca, segundo o especialista Elisaldo Araújo Carlini, professor de psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e idealizador do Centro Brasileiro de Informações Sobre Drogas Psicotrópicas (Cebrid).
Segundo Carlini, “um coração com 70, 80 batimentos cardíacos por minuto, exposto a uma certa dose de adrenalina pode chegar a mais de 130. Adicionando cocaína, pode causar danos gravíssimos, como a fibrose ventricular – uma arritmia cardíaca que pode causar parada cardiorrespiratória”. Para ele, “se essa mistura for colocada para usuários, é devastador.”
O delegado Wagner Giudice, diretor do Denarc, disse que nenhum policial do departamento havia visto tal tipo de apreensão anteriormente. “O que percebermos na nossa atividade diária é que traficantes misturam uma série de ingredientes na droga para lucrar. O produto a ser adicionado à cocaína vai variar de quadrilha para quadrilha”, observou.
Segundo Giudice, lidocaína e ácido bórico são frequentes. “A lidocaína causa a sensação de anestesia, principalmente no nariz e na boca, semelhante ao que ocorre no consumo de cocaína”, explicou o professor Carlini. O ácido bórico é um pó branco usado como inseticida e fertilizante. Consumido com cocaína pode causar danos ao fígado, cérebro e músculos da face e estômago.
Giudice explicou que muitas das investigações da polícia são feitas por rastreamento dos insumos, desviados, roubados ou furtados de hospitais e farmácias e vindos do Paraguai. “Sabemos que esse material tem como destino a mistura a carregamentos de cocaína. A adrenalina nos causou surpresa”, revelou.
Ainda de acordo com o diretor do Denarc, a adrenalina é um hormônio produzido pelo organismo quando a pessoa se encontra em situações de perigo ou estresse. “Na circulação sanguínea, ela aumenta batimentos cardíacos e pressão arterial, visando dar maior fluxo de sangue aos músculos e também a dilatação das pupilas. Isso ocorre em situações em que a pessoa precisa lutar ou fugir, por exemplo.”
O toxicologista Anthony Wong acha descabida a mistura de cocaína com adrenalina. “Não faz sentido. Só se o traficante quiser matar seu cliente”, ressalta. “Os efeitos que causam as sensações de grandeza e sociabilidade não são substituíveis pela adrenalina.”

3 comentários:

  1. Seu blog é de utilidade pública! Conhece o blog Contos do Crack (http://oscontosdocrack.dihitt.com.br/), voc~es dois precisam conversar.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela dica Manoel, ja sigo o blog Contos do Crack, nós estamos em contato. Abração

    ResponderExcluir
  3. Quando não uso, sinto fores de cabeça, dos lados. E quando uso.. Minha barriga faz uns grande barulho! E uma grande vontade também der ir ao banheiro.
    Comeu uma boa parte da carne do Meu nariz.. Sem falar que emagreci de tal maneira surpreendente!
    Mas com isso tudo.. Só queria saber se eu parar de usar a partir de hoje! Eu possa voltar ao normal. E se possível me dizer mais ou menos sobre essas dores na barriga toda.
    Ansioso espero. Obrigado.

    ResponderExcluir