quinta-feira, 14 de março de 2013

Prefeitura cancela convenio com hospital para internação de dependentes em SP.


Prefeitura deixa vazio melhor hospital público de SP para dependentes involuntários e compulsórios

Jovem Pan - Publicado em 12 de março de 2013 por Izilda Alves - post 12 março 2013
Um hospital público com 80 vagas em São Paulo  para internar usuários de drogas em estado grave.  MAS ONDE ESTÃO INTERNADOS  APENAS DOIS PACIENTES. Por quê? Porque o doente tem que ser encaminhado pela Central  de Vagas do Município. E,  há três meses, a Central  não manda  doentes para internação no  SAID- SERVIÇO DE ATENÇÃO INTEGRAL  AO  DEPENDENTE , hospital público mantido pelo convênio Prefeitura e Hospital Samaritano, na zona Sul da capital,  e definido por especialistas  como  O ÚNICO DA REDE PÚBLICA DA CIDADE ESPECIALIZADO NO TRATAMENTO DE DEPENDENTES QUÍMICOS INVOLUNTÁRIOS (POR ORDEM DA FAMÍLIA) OU COMPULSÓRIOS(POR ORDEM JUDICIAL).
O SAID   é hoje um hospital vazio em São Paulo, onde  famílias sofrem as consequências da epidemia causada pelo uso de drogas até por crianças.Mães imploram pela internação de seus filhos  na rede pública   pela dependência  de maconha, cocaína ou crack . Adolescentes, homens e mulheres dependentes que não aceitam internação  e que já estão colocando em risco suas vidas e  a de suas famílias.  
O hospital Samaritano já anunciou que deixa a parceria no final do mês, no dia 31 de março. Mas a Prefeitura publicou, somente em 4 de março,  edital procurando nova parceria. A apresentação de propostas , chamada  pregão presencial, está marcada para quinta-feira, dia 14,às 9h, na sede da Autarquia Hospitalar Municipal, na rua Frei Caneca, 1402.
  Cem funcionários do SAID já foram demitidos. Documento da Associação dos Funcionários foi entregue à Prefeitura contestando vários pontos do edital. Entre as críticas, a diminuição do número de funcionários—a Prefeitura mantém 80 vagas mas diminui o número de profissionais —e a redução no tempo de internação: de 68 dias, o edital prevê internação de 10 a 20 dias. Até agora, não houve resposta no pedido de mudanças no edital.
O maior grupo de atendimento a usuários de drogas e suas famílias, o AMOR EXIGENTE, enviou carta ao Secretário Municipal da Saúde pedindo esclarecimentos sobre o futuro do SAID.  Foi no dia 3 de março. O AMOR EXIGENTE enfatizou:  “Em nome das famílias com dependentes que necessitam de internação– e são muitas, Senhor Secretário, porque São Paulo vive a epidemia causada pelo uso de drogas- agradecemos sua especial atenção  com o
AMOR EXIGENTE e aguardamos, com urgência,  sua resposta”.  A Secretaria ainda não respondeu ao grupo que representa 100 mil pessoas em todo o país.


Acesse o site para ver a reportagem da CBN, com o  secretário da saúde do municipio de SP, sobre o rompimento do convênio com a Prefeitura. Pelo que tudo indica, os pacientes não eram bem atendidos, mas os gastos eram muito grandes.

http://cbn.globoradio.globo.com/Player/player.htm?audio=2013%2Fnoticias%2Fentsaid_130228&OAS_sitepage=cbn%2Fcomentarios%2F

Nenhum comentário:

Postar um comentário