quinta-feira, 14 de março de 2013

Cocaína: Por que alguns viciam e outros não?


Vício a cocaína pode estar ligado ao formato do cérebro

Jornal Folha de S. Paulo  12 março 2013
DOUGLAS QUENQUA DO "NEW YORK TIMES"
Por que algumas pessoas podem usar cocaína sem ficarem viciadas? Um novo estudo sugere que a resposta pode estar no formato dos seus cérebros.
Usuários esporádicos de cocaína tendem a ter um lobo frontal região associada ao autocontrole maior do que os dependentes, segundo o estudo publicado na revista "Biological Psychiatry".
Os cientistas, da Universidade de Cambridge, reuniram tomografias cerebrais e testes de personalidade de pessoas que haviam usado cocaína durante anos -algumas dependentes e outras não.
Embora os não dependentes demonstrassem tendência a comportamentos de risco, o maior volume de matéria cinzenta parecia lhes ajudar a resistir à dependência, exercendo mais o autocontrole.
"Eles podiam pegar ou largar", disse Karen Ersche, que conduziu o estudo.
Os pesquisadores acreditam que a diferença no formato cerebral antecede o uso de drogas, em vez de resultar dele.
Ersche disse que as descobertas reforçam a ideia, popular entre especialistas, de que a dependência tem mais a ver com a constituição biológica do que com o caráter.
"Não é a abordagem do basta dizer não, se não mais dia ou menos dia você vai ficar viciado", disse. "A forma como as drogas funcionam e o quanto você está sob risco depende de que tipo de pessoa você é e que tipo de cérebro você tem." 

Nenhum comentário:

Postar um comentário