segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Internação: Instituto Bezerra de Menezes ganha leitos pelo SUS


Tratamento de dependentes químicos


Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania - CONED

O Instituto Bezerra de Menezes, em Espírito Santo do Pinhal, interior paulista, ganhou 104 leitos exclusivos para tratamento gratuito de dependentes de álcool e drogas. As vagas são oferecidas e custeadas integralmente pelo Governo do Estado, que investirá R$ 1,45 milhão anual.
Agora, São Paulo passa a contar com 691 leitos específicos, em clínicas próprias ou serviços contratados, para dependentes químicos. No último ano, a rede estadual de vagas de internação especializada em dependência química cresceu 43%. Até o final de 2014, o Estado deverá contar com 1,3 mil leitos gratuitos em novos serviços a serem criados pela Secretaria da Saúde. No tratamento da saúde mental, há casos que exigem apenas atendimento ambulatorial e outros, mais graves, que demandam internação em comunidade terapêutica ou hospitais.
Dos novos leitos em Espírito Santo do Pinhal, 12 destinam-se ao público feminino e os outros 92, a dependentes químicos do sexo masculino. Os pacientes são atendidos em grupos semanais por equipes multiprofissionais, compostas por assistente social, psicólogo, terapeuta ocupacional, enfermeira e psiquiatra. A unidade também conta com grupos operativos, psicoeducacional e de atendimento familiar.
Assistência especializada – Além de tratamento medicamentoso, os internos participam de atividades físicas diárias – musculação, aeróbica, alongamento, aulas práticas na quadra de esportes e festivais esportivos. Nas oficinas terapêuticas, os pacientes podem desenvolver atividades conforme suas compreensões e habilidades (trabalho em madeira ou materiais recicláveis, mosaico, pintura, cordas, crochê, costura, bordado e pinturas em tecidos). O instituto mantém vínculo com o Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas da região, para acompanhamento ambulatorial previamente agendado após a alta.
A pasta da Saúde informa que a ampliação da rede de atendimento aos dependentes químicos é fundamental para garantir assistência especializada e multiprofissional a esses pacientes e, assim, proporcionar condições necessárias para a recuperação e reinserção social.
Em julho de 2012, foram entregues 95 novos leitos para dependentes químicos no município de Itapira, 15 dos quais específicos para gestantes. Em abril do mesmo ano, o Hospital Lacan, em São Bernardo do Campo, ganhou dez leitos específicos para grávidas dependentes de drogas.
Da Agência Imprensa Oficial e da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Saúde
Fonte: Diário Oficial - 15/01/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário