domingo, 15 de julho de 2012

Rosto vermelho ao ingerir álcool pode significar maior risco de câncer


Rosto vermelho ao beber pode significar risco de câncer
Redação Época  - 25/03/2009
Estudo mostra que quem fica corado ao ingerir bebidas alcoólicas tem mais chance de desenvolver câncer de exôfago. A vermelhidão é causada pela deficiência de uma enzima que metaboliza o álcool
Algumas pessoas ficam com o rosto vermelho quando ingerem bebidas alcoólicas e acham isso normal. Mas um estudo, publicado nesta semana na revista Plos Medicine, diz que isso pode ser sinal de um maior risco de desenvolvimento de câncer de garganta.
A vermelhidão, que muitas vezes é acompanhada de náusea e batimentos cardíacos acelerados, é causada pela deficiência numa enzima chamada ALDH2. Cerca de um terço da população da Ásia tem deficiência dessa enzima – daí a tendência de esses povos ficarem corados depois de beber. Para essas pessoas, menos de meia garrafa de cerveja já é suficiente para desencadear reações nessa enzima. O processo dificulta o metabolismo do álcool e causa o acúmulo de uma toxina que deixa a pele avermelhada.

“Estamos tentando chamar a atenção de médicos e pacientes com deficiência na enzima ALDH2. É um risco sério”, disse o médico Philip J. Brooks, autor do estudo e pesquisador do Instituto Nacional de Alcoolismo e Abuso do Álcool.
A ingestão de bebidas alcoólicas aumenta o risco de câncer de esôfago, cuja chance de cura é baixa. Uma pessoa com deficiência na enzima e que bebe duas cervejas por dia tem um risco 6 a 10 vezes maior de desenvolver um câncer de esôfago do que uma pessoa sem a deficiência.
Brooks diz que há duas questões que dão a médicos um caminho mais fácil para saber se um paciente tem ou não deficiência da enzima. Uma é saber se a pessoa fica vermelha depois de um copo de cerveja e a outra é saber se ela, um ano após começar a ingerir bebidas alcoólicas, continua ficando vermelha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário