sábado, 7 de maio de 2011

Codependência: modalidades de tratamento psicológico.

Modalidades de tratamentos psicológicos do Codependente


Em termos de modalidades de tratamentos psicológicos, Neliana Buzi Figlie  discorre sobre 4 tipos:





Grupos de Pares, onde os membros da família são distribuídos em diferentes grupos dependentes químicos, pais, mães, irmãos, cônjuges, etc. A interação entre pares é facilitadora de mudanças, uma vez que escutar de um par não é o mesmo que escutar de um profissional, porque o par passa por situação semelhante e não é alvo de fantasias e idealizações como o terapeuta.

Grupos de Multifamiliares. Através de um encontro de famílias que compartilham da mesma problemática, cria-se um novo espaço terapêutico que permite um rico intercâmbio a partir da solidariedade e ajuda mútua, onde as famílias se convocam para ajudar a solucionar o problema de uma e de todas, gerando um efeito em rede. Todas as famílias são participantes e destinatárias de ajuda.


Psicoterapia de Casal, onde os casais podem ser atendidos individualmente ou também em grupos, uma vez que o profissional tenha habilidades para conduzir as sessões sem expor particularidades que não sejam adequadas ao tema focado.


Psicoterapia Familiar. Aqui a é a abordagem mais especializada segundo um referencial teórico de escolha do profissional para a compreensão do padrão familiar e intervenção. Nesta modalidade se reúne a família e o dependente químico.



para referir:
Ballone GJ - Codependência - in. PsiqWeb, Internet, disponível em 
www.psiqweb.med.br, revisto em 2008.

2 comentários:

  1. Olá, Dra. Rosângela.

    Como editor-geral do Terra Brasilis gostaria de reblogar suas postagens, pois é de suma importância o esclarecimento a quem vive o inferno da dependência química.

    Meu endereço de e-mail é: diafonsoport@yahoo.com.br

    A senhora poderá enviar o link das postagens que fizer no seu blog para este endereço e eu farei a divulgação no Terra Brasilis.

    Grande abraço e sucesso nessa empreitada.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Diafonso, fique a vontade para reblogar as postagens. Quanto mais pessoas souberem das informações mais poderão buscar apoio e tratamento, fico feliz em poder ajudar. Enviarei os novos links para vc. Abraço

    ResponderExcluir