sexta-feira, 6 de maio de 2011

Sintomas psiquiátricos causados pela Maconha

Sintomas psiquiátricos da Maconha

O consumo de maconha pode desencadear quadros temporários de natureza ansiosa, tais como Crises de Pânico, ou sintomas de natureza psicótica. Por serem habitualmente passageiros esses sintomas não precisam ser medicados.


A maconha é capaz de piorar quadros de esquizofrenia, além de constituir importante fator desencadeante dessa doença em pessoas predispostas. Desse modo, pacientes esquizofrênicos usuários de maconha e seus familiares, devem ser orientados acerca dos riscos envolvidos. O mesmo se aplica aos indivíduos com fatores de risco e antecedentes familiares para a doença.

Complicações crônicas
Ainda há pouco consenso a respeito das complicações crônicas do consumo de maconha. As investigações acerca da existência de seqüelas no funcionamento cognitivo e de dependência da maconha, têm merecido a atenção dos pesquisadores nos últimos anos.

Funcionamento cognitivo
Há evidência de que o uso prolongado de maconha é capaz de causar prejuízos cognitivos relacionados à organização e integração de informações complexas, envolvendo vários mecanismos de atenção e memória. 

Tais prejuízos podem aparecer após poucos anos de consumo. Além disso, processos de aprendizagem podem apresentar déficits após períodos mais breves de tempo.

Prejuízos da atenção podem ser detectados como aumento da distração, afrouxamento das associações, intrusão de erros em testes de memória, inabilidade em rejeitar informações irrelevantes e piora da atenção seletiva. Esses prejuízos parecem estar relacionados à duração do hábito de consumo de maconha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário