quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Doença de Alexandre Pires pode ser desencadeada por quem usa cocaína

Doença de Alexandre Pires é mais comum em atletas e negros

Cardiologista explica: excesso de exercícios, genética e uso de drogas são as principais causas da rabdomiólise

iG São Paulo | 23/08/2011 15:04



      A doença que levou o cantor Alexandre Pires ao Hospital de Uberlândia (Minas Gerais) nesta terça-feira (23/08) é mais comum em atletas - tanto profissionais quanto amadores -, que fazem exercício em excesso sem a preparação adequada, explica Nabil Ghorayeb, um dos principais cardiologistas do País e médico do esporte do Hospital do Coração de São Paulo (Hcor).
“A chamada rabdomiólise ocorre quando há destruição dos músculos dos braços, pernas e abdome, principalmente”, completa.
“A musculatura pode sofrer necrose quando as atividades físicas de longa duração são praticadas sem a hidratação adequada ou em dias muito quentes. Já tivemos vítimas em maratonas do Rio de Janeiro, em Londres e também em praticantes de triatlo (modalidade que reúne natação, bicicleta e corrida).”
Segundo o cardiologista, são mais suscetíveis a este problema – que dependendo da quantidade de músculos lesados pode matar em até 24 horas – as pessoas negras, grupo étnico mais vulnerável à chamada anemia falciforme e ao traço falciforme. Estas são condições genéticas presentes em 50 mil brasileiros, quando há má formação das células sanguíneas, o que dificulta a circulação e pode provocar tromboses e necroses.
 “A complicação mais grave da rabdomiálise é a falência renal. Quando os músculos são destruídos eles liberam substâncias que intoxicam os rins. O sintoma mais comum é a dor. O quadro pode ser reversível, mas também é letal quando o comprometimento do órgão chega a estágios avançados.”
A gravidade da rabdomiálise fez o Exército brasileiro lançar, no final do ano passado, uma campanha de conscientização entre os recrutas. Materiais foram preparados com o foco, em especial, na hidratação.
O médico Nabil Gorayeb acrescenta ainda que o uso de medicamentos como antibióticos e estatinas (usados contra o colesterol) também podem desencadear a destruição muscular, “mais um alerta sobre os perigos da automedicação”. “Recentemente, pesquisas internacionais também mostraram que o uso de drogas ilícitas, como heroína e cocaína, estão associadas à rabdomiólise.” 



Alexandre Pires sai do hospital depois de ficar internado por quatro dias

Ele teve que cancelar os shows que estavam agendados no Chile

Data: 30/08/2011


Aos 35 anos, o cantor Alexandre Pires precisou ficar internado por quatro dias no hospital Santa Genoveva, em Uberlândia. Ele foi liberado pelos médicos nesta sexta-feira, dia 26. A assessoria de impressa afirmou que ele se sente animado com a recuperação.

Alexandre estava sentindo muitas dores no corpo e por isso foi levado ao hospital no dia 22. Lá foi diagnosticado com exaustão muscular, que foi agravada por um quadro de desidratação. Ele teve que cancelar os shows que estavam agendados no Chile e em Rio Bonito.

Para os próximos dias o cantor conta com recomendação de descanso e tranqüilidade. Ele deve ficar em casa na companhia da mulher Sara e dois três filho Arthur, Julia e Ana Carolina.

28 comentários:

  1. meu desejo a todos que tem esta doenca se recuperem o mais rapido pociveu .somente confie em DEUS e ele tudo fara estarei orando por vc ....

    ResponderExcluir
  2. Deus te ilumine nessa sua luta contra a doença e dai muita força pra você continuar lutando!!

    ResponderExcluir
  3. TENHNA FÉ MUITA FÉ. QUE VC VAI SE CURAR.
    FICA COM DEUS O BRASIL TE AMA.


    BETE PE

    ResponderExcluir
  4. cada caso que acontece na nossa vida tem um aprendizado, algo você ainda precisa descobrir , confie em Deus.

    ResponderExcluir
  5. "Miséricordia"buscai em primeiro lugar o Reino dos céus o de mais ele acrescentará na sua Vida Creiaa.. que DEUS ele disse que venho pra que tenham VIDA em Abundância.. te agarre em DEUS.. ele te Ama e te chama e quer te SALVAR de toda a Doença que está alojada em VOCÊ ele é o DEUS de Milagres..Huhuhu..

    ResponderExcluir
  6. mais graças a deus ele ja está bem e ja voltou aos palcos ,agora é se cuidar ...muita correria ,shows que exigem muito esforço fisico aliados a exercícios ,musculação ,não se alimentar tão bem devido ao tempo causa além de tudo desidratação vamos ficar alertas pessoal...saúde lelê amamos vc.

    ResponderExcluir
  7. DEUS TE PROTEJA TI AMO MUITO,BEIJOS.

    ResponderExcluir
  8. que Deus te abençoe e te proteja , agora eh se cuidar ... O Brasil estah com vc !!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  9. Que DEus te abençoe e te proteja. E nunca desistir! TE amo , Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Desejo de coração que fique bem logo e sempre...vc é uma estrela e tem que continuar brilhando, que Deus esteja contigo em todos os momentos de sua vida, te abençoando , cuidando de vc e de sua saúde e guiando seus passos!!Te admiro d+ mesmoooooooo!!!Bjoo no seu coração!!!!

    ResponderExcluir
  11. Talvez seja a hora de meditar nessa palavra : "DE QUE ADIANTARÁ AO HOMEM SE GANHAR O MUNDO INTEIRO E PERDER A SUA ALMA ?" Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  12. Sônia disse...
    Que Deus de protejos sempre.
    Vc tem a vòs linda e merece ficar curado o mais breve possível.
    Fica com Deus ao teu lado.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Ei, LINDÍSSIMO Alexandre, se cuida mesmo. Nenhum brasileiro quer ver a partida, tão cedo, de um grande vocalista. Bjs...

    ResponderExcluir
  14. O povo de Belém do Pará torce por sua recuperação!

    ResponderExcluir
  15. Alexandre espero que voce se recupere rapidamente assim como todos os seus fãs eu desejo que voce continue fazendo sucesso com suas musicas romãnticas e maravilhosas ♥ Antonia

    ResponderExcluir
  16. Espero realmente q vc se recupere. Tenha fé em Deus, Ele é o médico dos médicos.

    ResponderExcluir
  17. Q DEUS TE ABENÇOE SUA FA....BJS JOSY

    ResponderExcluir
  18. alessandra que deus te de muita força te ilumine

    ResponderExcluir
  19. vc naõ esta sozinho nessa jesus caminha comtigo la doa.lado alado.jesus tiama mt.vc é mt especial para jesus.mil bjs sua nova amiga .sou adventista.vou orar por vc.munca perda sua fé.para alexandre pires,de jack.fica com oamor de jesus.

    ResponderExcluir
  20. tadinho dele , que deus te abençoe !!te adoramos

    ResponderExcluir
  21. tudos pode ser resolvido basta ter fé em Deus que vc vai conseguir sai desta,jamais esquece que Deus sempre vai esta junto de vc lembrece que vc te o amor de todos que gosta de vc.
    lembrece que vc tem uma linda familia que te ama,sempre vou perdi em minhas oraçoe que Deus possa te abençoa vc sempre bjs da juju

    ResponderExcluir
  22. fé em DEUS alê amamos vc

    ResponderExcluir
  23. Hj sonhei q vc fazia mais um lindo show,sempre fui e sempre serei sua fã,tenho certeza q em breve veremos esse lindo show!Deus em primeiro lugar e depois a familia ,se apega nisso e tudo vai da certo!BJOS DEUS TE ABENÇOE!!!

    ResponderExcluir
  24. que deus te ilumine e muita saúde.

    ResponderExcluir