quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Cuidado : "Sais de banho" é mais perigoso do que a droga original

Anvisa proíbe substância similar ao ecstasy


Estimulante, a mefedrona é usada na fabricação de drogas 'disfarçadas' como sais de banho, vendidas na internet
Efeito é mais perigoso do que o da droga original; uso pode causar ansiedade, palpitação e infarto
Folha de São Paulo - GIULIANA MIRANDA - DE SÃO PAULO
Foto: http://jornalpenal.wordpress.com

A Anvisa acaba de proibir no Brasil a mefedrona, um estimulante sintético que é usado na criação do que popularmente ficou conhecido como "drogas disfarçadas".
Com algum conhecimento de química e os ingredientes certos, é possível criar drogas artificiais com os mesmos efeitos da maconha, da cocaína e de outros entorpecentes ilícitos. E com um diferencial: muitos deles podem ser vendidos legalmente aproveitando brechas na legislação.
Essas drogas vêm disfarçadas como inofensivos incensos (maconha artificial), sais de banho (cocaína ou ecstasy) e até desinfetantes.
"Muito se fala dos efeitos alucinógenos dessas drogas, mas isso é o de menos. Elas têm consequências muito piores, podendo provocar até um ataque cardíaco fulminante", afirma Rafael Lanaro, do Centro de Controle de Intoxicações do Hospital de Clínicas da Unicamp.

MAIS RISCOS
Algumas podem ser ainda mais devastadoras do que as drogas "tradicionais". Entre os efeitos da mefedrona estão palpitação, insônia, ansiedade, paranoia e danos ao sistema nervoso central.
Embora a maioria traga no rótulo a advertência de que o consumo é inadequado para humanos, basta uma visita aos sites das principais marcas para ver que se trata apenas de mais um disfarce.
"Para um químico orgânico, por exemplo, é muito fácil fazer essas combinações em laboratório", diz Lanaro.
"A mefedrona usa como base a efedrina, um medicamento comum. A partir da efedrina é possível fazer várias reações. É como um brinquedinho. O sujeito vai colocando uma cadeia de carbono aqui, um átomo de flúor ali... E vão sendo criados entorpecentes novos."
Além disso, a substância também está presente em alguns fertilizantes, o que facilita ainda mais o acesso a ela.
Conhecida como cocaína ou ecstasy artificial, a mefedrona costuma ser vendida - especialmente pela internet, mas também em algumas lojas- rotulada como sais de banho. A "marca" mais conhecida é a Meow Meow.
No Brasil, é possível comprar o produto pela internet, traduzido como Miau Miau.

RECEPTORES
As drogas agem no cérebro com um efeito de chave e fechadura. Cada substância funciona como uma chave, que, ao se ligar a um receptor, "abre" a fechadura e provoca determinados efeitos.
O que muitas drogas artificiais fazem é criar outras chaves para abrir as fechaduras que causam os efeitos das drogas comuns.
É esse o caso dos canabinoides sintéticos, que se ligam aos mesmos receptores ativados pelo THC (princípio ativo da maconha).
O mais comum é o JWH-018, já banido em vários Estados dos EUA, em países da Europa e, recentemente, no Brasil. Estudos indicaram que eles podem ter afinidade até cinco vezes maior com os receptores do que o THC.

Um comentário: