Estudo aponta que
acreditar estar bêbado aumenta a autoestima
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EFE - Agência EFE
Uma equipe
internacional de cientistas provou por meio de um estudo divulgado nesta
quinta-feira que apesar de as pessoas se sentirem mais sedutoras conforme a
quantidade de álcool que ingerem, a melhora da percepção sobre si mesmo não é
consequência das bebidas, mas de um efeito "placebo" causado pelo
álcool.
O estudo, intitulado "Beauty is in the eye of the beer holder" (A beleza está no olho do que segura a cerveja), aborda o papel do álcool no grau de atração que cada pessoa atribui a si própria e para sua aplicação foi utilizado um grupo de pessoas em um laboratório e em um bar, segundo publicou nesta quinta-feira a Universidade Paris Descartes.
O estudo levantou duas hipóteses: o consumo melhoraria o grau de
atração que cada pessoa confere a si própria, ou haveria respostas mais
polarizadas que fizessem com que aqueles que se considerassem interessantes
reforçassem essa crença, enquanto aqueles que não tivessem a mesma visão
positiva se afundariam em seus defeitos.
Na primeira parte, feita com 19 pessoas em um bar, os participantes
foram orientados a declarar o quão atraentes, brilhantes, originais e
divertidos se consideravam, e ao aumentar a quantidade de álcool ingerida a
opinião sobre eles próprios também melhorou.
Na segunda parte, realizada com 86 pessoas, foi entregue
aleatoriamente aos voluntários bebidas que continham ou não álcool. Enquanto
metade foi levada a acreditar que havia consumido bebidas alcoólicas, a outra
metade pensava o contrário.
Esses últimos foram levados a crer que estavam degustando uma nova
bebida de uma empresa falsa que ia ser lançada no mercado, e foi pedido que
escrevessem uma mensagem publicitária que supostamente ia ser utilizada pela
empresa para promover o produto.
Os participantes apresentaram posteriormente sua estratégia, em uma
exposição gravada e analisada por um grupo independente de 22 juízes.
Os resultados, segundo os dados da Universidade Paris Descartes,
mostraram que quem achava que tinha tomado álcool dava a si próprio as
melhores notas.
A análise procedente dos juízes, que não sabiam quais participantes
eram de cada grupo, constatou que a melhora registrada nas respectivas percepções
não estava relacionada com sua verdadeira atuação.
Para os responsáveis do estudo, entre os quais está a Universidade de
Ohio, estas conclusões confirmam que a crença de ter consumido álcool basta
para que a mente atue como se o tivesse feito.
Estudos anteriores demonstravam que o consumo de álcool aumenta a
atratividade que uma pessoa vê em outra do sexo oposto, mas com a pesquisa de
agora foi provado que também faz com que melhore a opinião sobre si própria,
uma visão que, segundo os autores, se limita à de quem bebe, e não é
compartilhada pelos demais.
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